Processo inclusivo de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física: a atuação do NAPNE no Instituto Federal de Alagoas

Renato Vitor da Silva Tavares, Neiza de Lourdes Frederico Fumes

Resumo


O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) vem atuando de maneira consistente no desenvolvimento de atividades relativas à Educação Inclusiva nos Institutos Federais de Educação, muito embora tenha sido verificada uma incipiência de pesquisas voltadas a sua intervenção nas aulas de Educação Física. Diante disso, este estudo teve enquanto objetivos analisar a atuação do NAPNE no processo inclusivo de alunos com deficiência no Instituto Federal de Alagoas, enfatizando as aulas de Educação Física, ao mesmo tempo em que buscou caracterizar o NAPNE e as suas ações/serviços destinadas ao processo de inclusão na disciplina de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e tipo descritivo. Utilizou-se como instrumento para a coleta de dados um questionário misto direcionado para os representantes do NAPNE, com os dados coletados sendo examinados pela Análise de Conteúdo. Em relação aos resultados, os respondentes, de modo geral, não tinham formação inicial voltada à docência e nem participavam de ações de formação continuada referentes à Educação Especial, o que dificultava o processo inclusivo de pessoas com deficiência. No mais, observou-se uma amplitude de serviços oferecidos pelo núcleo, ainda que poucos deles possuíam direcionamento à Educação Física. Dessa forma, mesmo com as barreiras, o NAPNE tinha papel imprescindível para a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física, porém, necessitava que o professor deste componente curricular estivesse disposto a atuar em conjunto com o núcleo para efetivar a inclusão dos alunos.


Palavras-chave


Educação Física; Educação Especial; Inclusão Escolar; Educação Profissional; NAPNE

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rtr.v5n0.12828

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

_______________________

ISSN: 2525-6475

Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim

Indexador de métricas: Google Acadêmico

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr