Uma reflexão acerca da compreensão dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica sobre sua relação com o trabalho
Resumo
O presente artigo pretende analisar como os estudantes da Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica compreendem sua relação com o trabalho. Para tal objetivo a coleta de dados se deu pela escrita de um memorial pelos estudantes. Elucidamos inicialmente as concepções de trabalho no sentido histórico e ontológico. Posteriormente, refletimos sobre a Nova História Cultural como possibilidade de, ao compreender a história “vista de baixo”, permitir o resgate e a valorização daqueles que geralmente não são ouvidos. Em seguida, com base nos discursos dos estudantes-trabalhadores que participaram das atividades de produção do memorial, buscamos explicitar como eles compreendem o trabalho. Ao final é possível perceber que os estudantes-trabalhadores não compreendem o trabalho em seu sentido ontológico. Ao contrário, ao vincular trabalho ao fator emprego e ao processo de distanciamento do processo escolar, atribuem ao trabalho sentidos de dor e de perdas de oportunidades.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/rtr.v5n0.12679
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Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
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