Percepção de professores de ensino superior, durante a formação continuada, sobre tecnologias digitais
Resumo
Este artigo se propõe a apresentar alguns resultados de uma pesquisa cujo objetivo é compreender sobre como professores do ensino superior percebem a inserção das tecnologias digitais em suas aulas. De abordagem qualitativa, a pesquisa foi documental. Os dados foram coletados de atividades propostas em um curso de formação oferecido a professores iniciantes em estágio probatório de uma universidade comunitária do Sul do Brasil. Os professores participantes do curso desenvolveram atividades escritas sobre diferentes temáticas relacionadas ao fazer docente, que foram postadas em ambiente virtual de aprendizagem da instituição. Para tanto, tomou-se como referência autores como Nóvoa (1995), Formosinho (2009) e Kenski (2012). Os resultados indicam que os professores reconhecem a contribuição das tecnologias digitais para o processo de ensino-aprendizagem, porém ainda consideram como recurso a ser utilizado no modelo tradicional de ensino. Também confiam pouco na capacidade dos estudantes de fazer uso das tecnologias para aprendizagem.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rtr.v4n0.10450
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
_______________________
Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
Indexadores, bases de dados e buscadores: Latindex | ERIH PLUS | Sumarios.org | LivRe - Revistas de acesso livre | Academia.edu | WorldCat | EZB Electronic Journals Library | The WZB Berlin Social Science Center | Universitätsbibliothek Leipzig: Elektronische Zeitschriften | Hochschule Zittau/Görlitz | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universität Hamburg | Berufsakademie Sachsen: BA Sachsen | Diadorim | Catálogo de Revistas FEPAE-ANPEd | MIGUILIM
Indexador de métricas: Google Acadêmico