Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Transmutare?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

I. ORIGINALIDADE E INEDITISMO

A Revista Transmutare aceita trabalhos originais e inéditos (de autoria individual ou coletiva) de pesquisadores e professores, com temas ligados à área da Educação.  As contribuições encaminhadas para publicação devem ser inéditas e submetidas por meio eletrônico.

Os autores se comprometem a não realizar a apresentação simultânea do trabalho para avaliação em outros periódicos. 

Os autores podem submeter trabalhos desde que inéditos e que se aproximem do campo de pertinência do tema proposto. 

II. ESTRUTURA TEXTUAL

Os originais deverão ser redigidos em português ou espanhol na ortografia oficial e digitados em processador de texto Word for Windows, em fonte Arial, tamanho 12, espaço entrelinhas 1,5 cm, em folha formato A4, com margens de 2,0 cm.

O volume de texto de artigos originais, artigos de revisão e relatos de experiências, incluindo resumos, notas e bibliografia, deverá estar entre 35.000 caracteres com espaços (volume mínimo) e 45.000 caracteres com espaços (volume máximo), salvo casos excepcionais a critério dos Editores.

As resenhas (de livros publicados nos últimos 5 anos) não devem exceder 15.000 caracteres (com espaço).

Estas orientações devem ser seguidas com rigor e os autores devem estar cientes que a sua inobservância poderá provocar a rejeição do texto.

Ao elaborar o texto, a estrutura indicada a seguir deve ser observada:

a) Título e subtítulo: em até duas linhas, sendo apenas a palavra inicial em letra maiúscula e as demais em letras minúsculas.

b) Resumo e palavras-chave: o resumo não deve ultrapassar 250 palavras (considerando espaços) e deverão ser apresentadas de três a cinco palavras-chave que identificam o conteúdo do artigo. Recomenda-se que as palavras chave estejam padronizadas pelo Vocabulário de Terminologia de Assuntos da Biblioteca Nacional, pois isso amplia a visibilidade uma vez que facilita a recuperação de artigos.

Para a redação e estilo do resumo, observar as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), na NBR 6028 em vigor.

O resumo, o título e as palavras-chave devem ser apresentados em português e também em inglês espanhol; as palavras-chave devem ser separadas entre si por um ponto. 

c) Corpo do texto: ao longo do texto não deve ser indicada qualquer identificação autoral. Os dados dos atores (nomes completos, afiliação institucional, endereço completo e e-mail de contato) deverão ser cadastrados no portal da revista, antes da submissão dos originais. Deverão ser utilizadas seções dentro do texto, que identifiquem: a) Introdução, b) Desenvolvimento (podendo conter subtítulos que identifiquem o teor das discussões) e c) Conclusões.

d) Referências: devem obedecer às da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), NBR 6023 vigente.

A Revista Transmutare declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Corpo Editorial desta revista.

Os autores são também responsáveis pelos ajustes do texto à norma culta da língua sendo que, em caso de necessidade de adequações, estes serão contatados para que providenciem as devidas alterações.

A revista não cobra taxas de submissão e de publicação.

III. REVISÃO ORTOGRÁFICA E DE NORMAS TÉCNICAS

O(s) autor(es) deve(m) responsabilizar-se por providenciar ou realizar a revisão ortográfica (de língua portuguesa, bem como dos resumos em língua inglesa e espanhola) e de normas técnicas das citações e referências. Após o aceite do artigo para publicação, os autores deverão atestar a revisão por meio de declaração a ser disponibilizada.

IV. ÉTICA EM PESQUISA

A Revista Transmutare preocupa-se com o atendimento de todas as questões que envolvem a ética em pesquisa com seres humanos nos artigos que publica, solicitando que todos os procedimentos éticos se pautem nos documentos publicados pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa, CNE particularmente na Resolução CNE N.º 466/2012 que regulamenta a pesquisa com seres humanos.

Como apoio teórico, sugere-se que o Manual da APA (Editora Penso, 2012) e o Documento do CNPq (Ética e integridade na prática científica) para as questões éticas relacionadas às pesquisas também subsidiem o método científico dos textos submetidos.

V. PLÁGIO

Para sustentar a originalidade, o ineditismo e a ética dos artigos submetidos, a equipe editorial da Revista utiliza um programa (software) específico para o controle de plágio. Solicita-se que os autores se assegurem de que as ideias, princípios, teorias embasados em outros autores estejam devidamente citadas e referenciadas no texto. Reforça-se a necessidade de verificação de plágio da sua própria autoria em trabalhos anteriores, pois como regra, esses também devem ser citados e referenciados (Manual da APA, Editora Penso, 2012, p. 32-33).

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc).
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. Uma das exigências da Revista Transmutare, para a publicação, é o cadastro do número ORCID. Assim, orienta-se que o número ORCID de todos os autores seja incluído no cadastro na revista, no ato da submissão de originais. Caso os autores não possuam seu ORCID deverão cadastrá-lo em: http://orcid.org
 

Declaração de Direito Autoral

1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr