v. 6, n. 4 (2010)

DOI: 10.3895/S1808-044820100004

 

A Revista Gestão Industrial (RGI) foi agraciada com o “Selo ABEPRO 2010”. O prêmio foi conferido pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), atendendo à orientação programática do seu Núcleo Editorial, via edital, reconhecendo e atestando a qualidade científica do periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção do Campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Com seis anos de ininterrupta circulação e rigorosa periodicidade, a conquista do “Selo” perspectiva voos mais altos para o periódico. Em termos práticos, a chancela de entidade nacional deve possibilitar a elevação do Qualis da RGI para o patamar B3. Este provável avanço classificatório é significativo para a área da Engenharia de Produção. A área de Engenharia de Produção tem um papel menor dentro da área em que está inserida, as Engenharias III. Nenhum periódico nacional da área está inserido nos estratos superiores do Qualis (A1, A2 e B1). Os dois principais periódicos brasileiros da área, a Revista Produção e a Revista Gestão & Produção, estão classificados apenas como B2. Destarte, a possibilidade de mais um periódico classificado nos estratos intermediários do Qualis abre, de forma qualificada, mais uma possibilidade para os pesquisadores da área.

No entanto, apesar de avanços já efetivados como a inserção da RGI na plataforma SEER e o DOI, além da chancela da ABEPRO conquistada com o “Selo”, os desafios que se apresentam são ainda muito grandes. Buscar no médio prazo equiparar-se com as melhores revistas brasileiras da área no Qualis e a indexação em bases como o Scielo são os principiais desafios que devem ser enfrentados imediatamente. Considerando o histórico da RGI, tenho certeza que estes obstáculos serão superados.

Prof. Dr. Luiz Alberto Pilatti

 

Sumário

Artigos Originais

Laurindo Panucci-Filho, Simone Bernardes Voese
PDF
Luciano Costa Santos, Cláudia Fabiana Gohr, Marcos José Scharan
PDF
Gilberto dos Santos Madeira, Moacir Pereira
PDF
Roberto Carlos Bonanomi, Wesley Vieira Silva, Jansen Maia Del Corso, Luiz Carlos Duclós
PDF
Lino G. Marujo, Diego Carvalho, Mauricio N. Leitão
PDF
Maria Rosália da Silva Mizoguchi, Eduardo Galvão Moura Jardim, Ricardo Sarmento Costa
PDF
Thiago Rafael Ferreira Marques, Rudimar Antunes da Rocha, Andreas Dittmar Weise, Andréa Cristina Trierweiller
PDF
Alison Roger Hajo Weber, Cesar Augusto Januario, Simone Nasser Matos
PDF
Takeshy Tachizawa, Hamilton Pozo
PDF
Frederico Pessanha Gomes, Ubiratã Tortato
PDF
Luciane Finger, Luis Moretto Neto
PDF
Eduardo Guimarães Lima Barreto, Roberta de Lourdes Silva dos Santos, Valeska Lisandra de Menezes, Ricardo Moreira da Silva
PDF


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr