SACOLAS ECOLÓGICAS: Um desafio cultural do Marketing Verde

Thiago Rafael Ferreira Marques, Rudimar Antunes da Rocha, Andreas Dittmar Weise, Andréa Cristina Trierweiller

Resumo


Muito se tem falado sobre ecologia, mas na esfera organizacional essa polêmica tem causado controvérsias. Principalmente, no que se refere ao uso de sacolas plásticas versus ecobags ou sacolas ecológicas. Para entender melhor esta questão, resolveu-se averiguar clientes de um supermercado de bairro situado na Cidade de Florianópolis (SC). O objetivo foi identificar as razões e a conscientização dos clientes do supermercado Comper – Trindade, visando a identificação do que favorece ou prejudica a utilização de sacolas ecológicas pelos clientes, bem como a consciência ecológica neste caso. O estudo de caso foi realizado no mês de maio de 2009 com os clientes no interior deste estabelecimento varejista. Foram entrevistados 205 clientes, através de um questionário semi-estruturado, em que o foco era identificar que utilizava e porque fazia isso e quem não usava ecobags e as causas para essa decisão. A pesquisa abordou aspectos teóricos relacionados a marketing ecológico e ao comportamento do consumidor. Identificou-se que mais de 30% dos clientes deste supermercado já utilizam as sacolas ecológicas constantemente, mesmo sem haver uma política de comunicação e sensibilização de marketing ecológico adotado pela referida empresa. Conclui-se que as ações de marketing adotadas pelo Comper – Trindade (Florianópolis/SC) pode ser reforçada para ampliar a utilização desta embalagem ecológica ou ecobag, devido o seu cliente ter um elevado nível educacional e econômico que pode contribuir com este objetivo.


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DOI: 10.3895/S1808-04482010000400007

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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