COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES EM SELF-SERVICE NO MUNICÍPIO DE CURTITIBA

Henry Francys Leuch Banczek, Caroline Rodrigues Vaz, Safi Amaro Monteiro

Resumo


Este trabalho teve como objetivo avaliar as possibilidades de contaminação dos alimentos no self-service, causada pelos clientes. O trabalho de campo foi desenvolvido em seis Restaurantes de self-service de grande e médio porte, sendo dois para cada classe social, situados no Município de Curitiba, no ano de 2009. Primeiramente foi realizada análise estatística para determinação do tamanho da amostra, acompanhada de visitas nos estabelecimentos nos horários de pico para análise com questionário dos atos dos clientes no momento do auto-serviço. Após, efetivado quantificação em percentual do número de clientes que praticaram atitudes/riscos no momento do self-service, a falta de higienização das mãos antes do auto-serviço foi que mais se apresentou nos restaurantes, principalmente pela classe social A. Foi utilizada análise de variância de fator único e procedimento de Tukey-Kramer para confirmar que as médias das classes sociais são iguais, apesar da classe A apresentar média maior que as outras classes. Pode-se concluir através das observações que necessidade de conscientizar os clientes é muito importante indiferente das classes sociais sobre as atitudes adequadas a serem feitas no momento do auto-serviço, a fim de evitar as possíveis contaminações dos alimentos e conseqüentemente as intoxicações alimentar.


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DOI: 10.3895/S1981-36862010000100004

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