Análise comparativa de ácido ascórbico e microbiológica em tomate (Lycopersicum esculentum Mill) orgânico e convencional.

Leandro Augusto Ferreira de Carvalho, Priscila Hália Pires dos Santos Oliveira, Luciene Viana Nunes, Izabel Carolina Bousfield

Resumo


Considerando-se que o preparo doméstico de alimentos exerce efeitos significativos sobre a avaliação nutricional e segurança alimentar, em relação ao alimento in natura, particularmente no teor de compostos antioxidantes e na avaliação de microrganismos indicadores da qualidade sanitária do alimento. O principal objetivo desta pesquisa foi comparar os efeitos dos cultivos orgânicos e convencionais sobre o teor de ácido ascórbico e realizar a análise microbiológica.. Os critérios para análise dos tomates orgânicos foram de três fornecedores distintos da região de Joinville-SC, o produto estava certificado com selo de reconhecimento de cultivo orgânico. Os tomates convencionais foram adquiridos em três mercados aleatórios locais de Joinville-SC. Todos os tomates foram selecionados no mesmo estágio de maturação, tendo como critério: coloração, textura, peso, ausência de lesões e de fungos visíveis. As amostras foram avaliadas quanto ao pH, teor de ácido ascórbico pela titulação com solução de iodo e presença de Salmonella, Shigella, E. coli, bolores e leveduras. Para a análise estatística os resultados foram analisados com Software GraphPadPrism versão 7.0, realizando-se os testes de Normalidade, Teste t e ANOVA, com p < 0,05. Os valores de pH indicam que o tomate orgânico seja menos ácido que os tomate convencional, podendo ter relação com o solo que são cultivados. Há prevalência de vitamina C em tomates orgânicos, quando comparado a tomates convencionais. As contagens de colônias evidenciam contaminação, somente nos tomates orgânicos e somente um tipo de microrganismo (Shigella). Estes resultados podem ter interação com o uso de pesticidas durante o cultivo convencional.

Palavras-chave


Tomate; Lycopersicum esculentim Mill; Ácido ascórbico

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbta.v11n2.5204

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr