v. 5, n. 1 (2012)

DOI: 10.3895/S1982-873X20120001

Atualmente, grande número de eventos científicos (seminários, simpósios, congressos, encontros...) nas áreas de Educação, Ciência, Tecnologia, dentre outros, estão sendo realizados, com o objetivo de fornecer aos educadores referenciais teóricos que possam fundamentar suas práticas pedagógicas, criando um espaço dinâmico de intercâmbio de experiências, fruto da produtiva convivência professor & aluno no ambiente educacional.

Todavia, no momento em que o professor retorna a sua escola e se depara com sua realidade, problemas específicos emergem, ou seja, agora ali sozinho, o educador sente o peso de sua responsabilidade ao entrar em cada sala, onde diferentes histórias de vida – alunos- e interesses vários (expectativas de ambos os lados) se unem, se divorciam, se aglutinam, se distanciam.

Para enfrentar tal realidade, o professor precisa “alimentar-se cognitivamente”, a fim de sentir-se seguro em sua prática e, assim, ser capaz de analisá-la e, com seus companheiros de caminhada, elaborar estratégias a serem utilizadas em sua realidade, ou seja, os professores precisam por meio de leituras, de participação em momentos de trocas de experiências, adaptar essas ao seu contexto de atuação, pois só assim verá resultados desejáveis se efetivando. Sabemos que a época em que o professor recebia “receitas prontas” de práticas que deram certo e, portanto, deveriam ser reproduzidas, já passou. Hoje, grande parte de nossos docentes realizam trabalhos significativos, entretanto, não divulgados. Essas práticas não são socializadas, impossibilitando que outros docentes tenham acesso a essas experiências, o que poderia auxiliá-los, e muito, na resolução de alguns de seus problemas pedagógicos.

Uma das possibilidades de divulgação dessas práticas é por meio da publicação em revistas científicas de artigos que contemplem essas experiências, tendo como suporte um referencial teórico que auxilie na análise dos dados apresentados. A Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR - Campus Ponta Grossa/PR, visa divulgar pesquisas (práticas ou teóricas) que tenham por objeto o processo de ensino e de aprendizagem, resultante de uma ação reflexiva, crítica e inovadora para a atuação profissional do docente, auxiliando na produção de conhecimentos e de novas estratégias pedagógicas.

Para esta edição foram selecionados artigos que contemplam as temáticas:  formação de professores, experimentos didáticos, materiais alternativos, aquisição de conceitos, dificuldades discentes, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), dentre outros.

O primeiro artigo, Avaliação de um grupo de formação continuada de professores de Física na perspectiva da investigação de necessidades formativas, dos pesquisadores João Ricardo Neves da Silva, Polônia Altoé Fusinato, Alex Lino e Ana Maria Osório Araya, apresenta experiência desenvolvida com um grupo de professores, no qual discutiram questões referentes ao Ensino de Física, a fim de elaborar, coletiva e reflexivamente, a partir de referencial teórico, práticas significativas no ensino dessa disciplina.

Também preocupado com a temática Formação de professores, o pesquisador Guilherme Henrique Gomes da Silva, em seu artigo Ambientes de Geometria Dinâmica: Potencialidades e Imprevistos, descreve resultados de pesquisa realizada com licenciandos de Matemática, a fim de observar seus comportamentos, reações e atitudes diante de situações imprevistas que emergiram quando da exploração de um software de geometria dinâmica em uma oficina realizada com alunos do ensino médio.

Fornecer ao docente subsídios que lhe permitam a utilização de recursos didáticos que tornem o processo de ensino e de aprendizagem significativos e prazerosos foi um dos desafios dos pesquisadores Felipe do Espírito Santo Silva Pires, Tania Cremonini de Araujo-Jorge e Valéria da Silva Trajano, relatado em seu artigo Avaliação sobre o uso do programa PowerPoint em sala de aula por estudantes da educação básica na rede pública. Para tanto, utilizaram, no período de um ano, durante as aulas diferentes TIC (Power Point, TV e vídeo, INTERNET, rádio e livro), destacando sua importância quando da coerente e planejada utilização.

O quarto artigo, O problema dos teoremas-em-ação sobre a força de atrito na disciplina de física geral para graduação é um alerta a todos nós, docentes, com relação à forma como nossos alunos adquirem conceitos a eles transmitidos por nós e como essa aquisição auxilia/dificulta no momento da resolução de problemas, especificamente, nesta pesquisa, relacionados ao tema atrito. Para isso, seus autores Thaís Rafaela Hilger e Ângelo Mozart Medeiros de Oliveira analisaram exercícios realizados por alunos da disciplina Física Geral, nos quais os discentes apresentaram dificuldades em atribuir sentido e direção às forças de atrito.

O quinto artigo - Extração e separação cromatográfica de pigmentos de pimentão vermelho: experimento didático com utilização de materiais alternativos - também apresenta  a temática aquisição de conceitos. Seus autores - Juliano Carlo Rufino Freitas, Jucleiton José R de Freitas, Ladjane Pereira da Silva e João R de Freitas Filho – desenvolveram experimentos didáticos, envolvendo a extração e separação cromatográfica de pigmento de pimentão, por meio da utilização de materiais alternativos. Tais experimentos permitiram aos discentes a compreensão de conceitos como misturas, substâncias, solubilidade, polaridade e de funções orgânicas, proporcionando assim, conforme palavras dos próprios autores, “uma correlação entre a Química e o cotidiano”.

Ninguém discute a importância de introduzirmos em nossas aulas as TIC como parceiros do processo educacional. Entretanto, é necessária uma análise rigorosa de sua utilização, pois a simples presença de novas metodologias em sala de aula não é garantia de aprendizagem. No sexto capítulo desta revista vemos a preocupação do pesquisador Rogério Antonio de Paiva, em seu artigo A WebQuest  e a Taxonomia Digital de Bloom como uma nova coreografia didática para a educação online, em analisar a contribuição da WebQuest como estratégia de ensino e de aprendizagem, particularmente na Educação a Distância.

O artigo Detetive da saúde: a contribuição de um jogo de tabuleiro para o ensino e a aprendizagem na área da saúde dos pesquisadores José Fabiano Costa Justus e Antonio Carlos de Francisco encerra nossa revista com um “convite” a introduzirmos em nossas aulas atividades lúdicas, sim, jogos, mas com objetivos determinados e acompanhamento do professor a fim de que essa estratégia de ensino possa também contribuir com o processo de ensino e de aprendizagem, especificamente, nesta pesquisa, no estabelecimento de relação entre os conceitos apresentados pelo docente de um curso Técnico em Farmácia e sua prática profissional.

Esperamos que durante sua “passagem” por esses artigos visualize muito de suas práticas, de seus desejos, de suas indagações, de seus ideais, ou seja, muito do nosso cotidiano de educadores e, nessa identificação sinta-se convidado a participar conosco dos muitos encontros que continuarão sendo organizados para nos subsidiarem, mas que, principalmente, sinta-se convidado a enviar-nos suas experiências significativas para, quem sabe, na próxima edição desta, ser um colaborador que nos auxilia na construção/divulgação de práticas/reflexões sobre o Ensino de Ciências e Tecnologia.

Boa leitura!

Ponta Grossa, maio de 2011

Rita de Cássia da Luz Stadler

 

Sumário

Artigos

João Ricardo Neves da Silva, Polônia Altoé Fusinato, Alex Lino, Ana Maria Osório Araya
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Guilherme Henrique Gomes Silva
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Felipe do Espirito Santo Silva Pires, Tania Cremonini de Araujo-Jorge, Valéria da Silva Trajano
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Thaís Rafaela Hilger, Ângelo Mozart Medeiros de Oliveira
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João Rufino de Freitas Filho, Ladjane Pereira da Silva, Juliano Carlo Freitas Filho, Jucleiton José Rufino de Freitas
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Rogério Antonio de Paiva, Maria Auxiliadora Soares Padilha
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José Fabiano Costa Justus, Antonio Carlos de Francisco
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