Ambientes de Geometria Dinâmica: Potencialidades e Imprevistos

Guilherme Henrique Gomes Silva

Resumo


Esse artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as contribuições pedagógicas de um ambiente de geometria dinâmica através do trabalho em um grupo de estudos formado por futuros professores de matemática. O grupo se reuniu para ler e discutir artigos científicos, explorar um software de geometria dinâmica e elaborar uma oficina para alunos do ensino médio de uma escola pública. O artigo destaca episódios oriundos das atividades elaboradas pelo grupo as quais inseriram os participantes em momentos imprevistos durante a oficina, definidos pela literatura como zona de risco. Tais episódios são discutidos e é dada a atenção para necessidade do professor refletir sobre o imprevisto, visto que tal situação pode ser um potencial para aprendizagem tanto do professor quanto do estudante. Além disso, o artigo apresenta um contexto histórico do surgimento dos ambientes de geometria dinâmica e sua contextualização com a Educação Matemática.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1982-873X2012000100002

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr