v. 9, n. 2 (2016)

DOI: 10.3895/rbect.v9n2

É com entusiasmo que apresento o nono volume - número 2, da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Este volume traz dezoito artigos que  apresentam resultados de pesquisas empíricas e teóricas acerca de temáticas relacionadas ao ensino de ciência e tecnologia. A relevância da ciência e tecnologia na sociedade contemporânea assume novos significados e desafios que necessitam da produção e da difusão de conhecimentos que possibilitem à educação viabilizar saídas para enfrentar essas novas provocações. Assim, saliento a importância deste periódico na divulgação e acesso às produções que discutem temas relevantes sobre o ensino de ciência e tecnologia.

O primeiro trabalho Pensamento Computacional – Um conjunto de atitudes e habilidades que todos, não só cientistas da computação, ficaram ansiosos para aprender e usar é a tradução do trabalho intitulado “Computational Thinking”, da autora americana Jeannete Wing, professora de Ciência da Computação e chefe do Departamento de Ciência da Computação na Universidade de Carnegie Mellon, Pittsburgh, PA. O trabalho original foi publicado no número 3 da edição 49 do periódico “Communications of the ACM”, em março de 2006. O trabalho foi traduzido para o português por Cleverson Sebastião dos Anjos, professor da área de informática do Instituto Federal do Paraná.

No segundo artigo os autores Ronaldo Celso Viscovini, Ana Claudia Sabino, Marinez Meneghello Passos e Sergio de Mello Arruda nos apresentam o trabalho intitulado Programa focus: praticidade na análise dos dados. O Focus tem por objetivo auxiliar e agilizar a organização de dados coletados na forma de texto, permitindo importar texto e exportar dados de/para diversos softwares.

O terceiro artigo A Modelagem Computacional no Ensino de Física: Um Estudo Exploratório sobre o Oscilador Harmônico Simples, de Carlos Henrique Santos Verbeno, Rodrigo Marques Almeida da Silva, Rômulo Maziero, Thiéberson da Silva Gomes e Laércio Ferracioli investigou a integração de um módulo educacional com base em atividades de modelagem computacional no estudo de um tópico específico de Ciências: o Oscilador Harmônico Simples (OHS).

Everaldo Gomes Leandro, Antônio José de Lima Batista, Stefânia Efigênia Izá e Amanda Castro Oliveira são os autores do quarto artigo intitulado O processo de Criação de um software para o ensino e a aprendizagem de cálculos aritméticos no ensino fundamental. Os autores analisam o processo de criação de um Objeto de Aprendizagem (OA) para o ensino de cálculos aritméticos (mentais, com calculadora, com algoritmos: exatos e aproximados) no Ensino Fundamental.

O quinto artigo Profissão docente: aspirações de estudantes do ensino médio sobre ser professor de matemática de Leoni Malinoski Fillos, Priscila Dombrovski Zen e Joyce Jaquelinne Caetano discute a atratividade da carreira docente pela ótica de alunos do 3º ano do ensino médio, especialmente sobre ser professor de Matemática.

A Interdisciplinaridade e contextualização nos projetos políticos pedagógicos em cursos de formação inicial de professores de química, de Francisco Marcôncio Targino de Moura e Claudia Christina Bravo e Sá Carneiro é o tema do sexto artigo que investigou como as perspectivas da contextualização e interdisciplinaridade foram incorporadas ao Projeto Político Pedagógico dos Cursos de Licenciatura em Química de algumas universidades.

O sétimo artigo Abordagem de ligação metálica numa perspectiva de Ensino por situação-problema de Imerson da Mota Ferreira, Lucas dos Santos Fernandes e Angela Fernandes Campos avaliou a eficácia de uma estratégia didática pautada no ensino por situações-problema (SP) na abordagem de ligação metálica.

Evelyn Jeniffer de Lima Toledo e Luiz Henrique Ferreira buscam nos demonstrar como é possível, através de princípios gerais, elaborar e testar modelos experimentais evitando erros básicos, que é apresentado no oitavo artigo intitulado A atividade investigativa na elaboração e análise de experimentos didáticos.

O nono artigo O conceito de interações ecológicas em livros didáticos de biologia de Caio Castro Freire, Rafael Gil de Castro e Marcelo Tadeu Motokane analisa como é abordado o conceito de interações ecológicas em livros didáticos de biologia do ensino médio, tendo em vista a importância deste material instrucional no contexto escolar, assim como a relevância deste conceito no currículo de biologia, especialmente para a compreensão de fenômenos ecológicos.

No décimo artigo Interlocução entre neurociência e aprendizagem significativa: uma proposta teórica para o ensino de genética, os autores Fabio Seidel dos Santos, Antonio Carlos de Francisco, Ângela Inês Klein e Daniela Frigo Ferraz apresentam uma revisão bibliográfica que verificou a possibilidade de associar os conhecimentos neurocientíficos com a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel como proposta teórica para facilitar o ensino e aprendizagem de Genética.

Caroline Medeiros Martins de Almeida, Roberta Dall Agnese da Costa e Paulo Tadeu Campos Lopes no décimo primeiro artigo Sequências didáticas eletrônicas para auxiliar na aprendizagem significativa em conteúdos de Patologia Humana expõem os resultados de uma pesquisa que objetivou criar, aplicar e avaliar as possíveis contribuições de sequências didáticas eletrônicas, utilizando mapas conceituais, para auxiliar a facilitar a aprendizagem significativa nas temáticas Câncer e Fibromialgia.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como proposta para a reflexão das Ciências Biológicas na Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação de Cassia Monica Sakuragui, Alexandre Pedro Selvatti Ferreira Nunes e Dilton Ribeiro do Couto Junior é o décimo segundo artigo deste número. O trabalho discute os conteúdos abordados no primeiro ano do Ensino Médio e temas transversais, no contexto da estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) se constitui numa proposta relevante para suscitar conjecturas sobre esta estrutura. Além disso, traz reflexões sobre as contribuições da Pós-Graduação neste processo, por meio da atuação dos alunos que desenvolvem estágio de docência nos componentes curriculares do curso.

Boniek Venceslau da Cruz Silva nos apresentam no décimo terceiro artigo Aspectos da natureza da ciência na sala de aula: o caso da natureza da luz nos séculos XVII e XVIII, um recorte da História da Óptica com o intuito de discutir as suas contribuições para o entendimento do processo de construção e derrocada de teorias científicas.

O décimo quarto artigo O Ensino de Ciências na Perspectiva da Metodologia de Aprendizagem por Projetos em Curso de Licenciatura de Luiz Everson da Silva e Lenir Maristela da Silva nos expõem argumentos a favor da metodologia de ensino por projetos para a formação emancipatória dos sujeitos de aprendizagem.

Camila Riegel Debom e Marco Antonio Moreira investigaram como o conhecimento sobre Astronomia se estabelece dentro da sociedade, supondo que diferentes grupos sociais apresentariam diferentes representações de conhecimentos relacionados com o tema, cujos resultados nos são apresentados no décimo quinto artigo intitulado Mapas mentais em temáticas da astronomia: percepções e implicações para o ensino.

Mara Fernanda Parisoto, Marco Antonio Moreira e Alex Sandre Kilian no décimo sexto artigo Efeito da aprendizagem baseada no Método de Projetos e na Unidade de Ensino Potencialmente Significativa na retenção do conhecimento: uma análise quantitativa nos trazem os resultados da aplicação de um material potencialmente significativo, integrando Método de Projetos e Unidades de Ensino Potencialmente Significativas para buscar minimizar dificuldades dos alunos das disciplinas de Física Básica dos cursos de Engenharia de relacionar conteúdos de Física com sua futura área de atuação.

O décimo sétimo artigo Colaboração na formação inicial para a construção de conhecimento didático: um estudo no Ensino Superior de Maria João Macário e Cristina Manuela Sá nos apresentam um estudo desenvolvido que objetivou identificar as representações de estudantes de um mestrado profissionalizante sobre trabalho colaborativo, compreender o impacto dessas representações na assunção de práticas colaborativas em fórum de discussão online, compreender como é que as práticas de trabalho colaborativo em fóruns de discussão online contribui para a construção de conhecimento didático em ensino da ortografia e compreender a contribuição deste conhecimento na concepção de estratégias didáticas focadas em ortografia.

O décimo oitavo artigo Percepção dos alunos do Programa de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica sobre as estratégias e teorias de ensino-aprendizagem encerra essa edição. No trabalho os autores Tiffany Prokopp Hautrive e Vanessa Bordin Viera nos revelam a perspectiva dos alunos do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional da Universidade Federal de Santa Maria-RS, sobre as teorias e estratégias de ensino-aprendizagem mais significativas no décimo oitavo artigo.

Maria Ivete Basniak

Sumário

Artigos

Jeannette Wing
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Ronaldo Celso Viscovini, Ana Claudia Sabino, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda
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Carlos Henrique Santos Verbeno, Rodrigo Marques Almeida da Silva, Rômulo Maziero, Thiéberson da Silva Gomes, Laércio Ferracioli
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Everaldo Gomes Leandro, Antônio José de Lima Batista, Stefânia Efigênia Izá, Amanda Castro Oliveira
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Leoni Malinoski Fillos, Priscila Dombrovski Zen, Joyce Jaquelinne Caetano
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Francisco Marconcio Targino de Moura, Claudia Christina Bravo E Sá Carneiro
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Imerson da Mota Ferreira, Lucas dos Santos Fernandes, Ângela Fernandes Campos
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Evelyn Jeniffer de Lima Toledo, Luiz Henrique Ferreira
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Caio Castro Freire, Rafael Gil de Castro, Marcelo Tadeu Motokane
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Fabio Seidel Dos Santos, Antonio Carlos de Francisco, Angela Ines Klein, Daniela Frigo Ferraz
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Caroline Medeiros Martins de Almeida, Roberta Dall Agnese da Costa, Paulo Tadeu Campos Lopes
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Cassia Monica Sakuragui, Alexandre Pedro Selvatti Ferreira Nunes, Dilton Ribeiro Couto Junior
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Boniek Venceslau da Cruz Silva
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Luiz Everson Da Silva, Lenir Maristela Silva
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Camila Riegel Debom, Marco Antonio Moreira
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Mara Fernanda Parisoto, Marco Antonio Moreira, Alex Sandre Kilian
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Maria João Macário, Cristina Manuela Sá
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Tiffany Prokopp Hautrive, Vanessa Bordin Viera
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