Sequências didáticas eletrônicas para auxiliar na aprendizagem significativa em conteúdos de Patologia Humana

Caroline Medeiros Martins de Almeida, Roberta Dall Agnese da Costa, Paulo Tadeu Campos Lopes

Resumo


Os alunos do curso de Educação Física possuem muitas dificuldades de apreender os conteúdos da disciplina de Patologia Humana, por esse motivo pensou-se em criar estratégias para facilitar o seu aprendizado utilizando as tecnologias digitais. Este artigo traz resultados de uma pesquisa que teve como  objetivo criar, aplicar e avaliar as possíveis contribuições de sequências didáticas eletrônicas, utilizando mapas conceituais, para auxiliar a facilitar a aprendizagem significativa nas temáticas Câncer e Fibromialgia. Para tanto, foram desenvolvidas duas sequências didáticas eletrônicas num site da wikia e avaliados, mediante análise de mapas conceituais, a aquisição desses conteúdos pelos alunos. Na análise dos mapas conceituais, verificou-se o seu apoio na construção do conhecimento, uma vez que os alunos precisam rever o conteúdo e atribuir diferentes significados e novas relações entre eles. Esses resultados sugerem que as aulas de Patologia Humana podem ser mais interessantes, integrando-se tecnologias digitais ao cotidiano do ensino.


Palavras-chave


tecnologias digitais, aprendizagem significativa, ensino superior

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v9n2.3960

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr