v. 1, n. 1 (2008)

DOI: 10.3895/S1982-873X20080001

Na pesquisa e no desenvolvimento, a produção e a aplicação de conhecimentos só têm sentido se forem públicas. Conhecimentos produzidos e aplicados sem publicação, ou seja, sem torná-los públicos, não existem. Há diversos veículos para isso: os mais comuns na comunidade científico-tecnológica são os periódicos e os congressos.

A Área de Ensino de Ciências e Matemática não foge disso: é preciso publicar; a comunidade é muito cobrada nesse sentido. No entanto, a tradição da Área ainda é a de publicar em anais de congressos. Evidentemente, congressos são importantes e a comunidade deve continuar participando deles e apresentando suas comunicações, mas a publicação em periódicos é prioritária. Neles, o controle de qualidade, através da avaliação por pares, às cegas, é maior e o alcance da divulgação é mais amplo, principalmente com a possibilidade de versões eletrônicas.

Poder-se-ia pensar que nos faltam periódicos e, por isso, a comunidade ainda prefere os congressos. Não é verdade, no Brasil pode-se dizer que há excesso de periódicos, o que nos falta são bons periódicos, publicados com regularidade, com bom corpo editorial, bons pareceristas, circulação nacional ou internacional, indexação em várias bases de dados, enfim, bem classificados no Qualis da área correspondente.

A Área de Ensino de Ciências e Matemática, criada no ano 2000, é ainda uma das mais novas das áreas de conhecimento da CAPES, mas já tem vários periódicos, alguns já bem qualificados e outros ainda buscando reconhecimento.

Por que então um novo periódico? Em primeiro lugar, porque como a Área é recente, o número de periódicos não é ainda tão grande. Em segundo, porque, como foi dito, o que precisamos é de bons periódicos e é exatamente esta a meta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em particular do Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT): oferecer à comunidade um periódico que pretende rapidamente alcançar boa classificação no Qualis da CAPES, inicialmente em nível nacional e, posteriormente, chegar ao nível internacional, a REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (RBECT).

Uma outra razão importante para a criação deste novo periódico é o seu foco em ensino de ciência e tecnologia, ou seja, não é apenas um novo periódico em ensino de ciência, mas sim de ciência e tecnologia, como fica evidente no conjunto de artigos que compõem este primeiro número da RBECT.

É com satisfação e otimismo que apresento à comunidade este novo periódico. Seu sucesso dependerá muito do apoio da UTFPR e do PPGECT e do trabalho de todos envolvidos na sua publicação, mas dependerá igualmente do apoio da comunidade através da submissão de bons artigos. Um periódico não alcança reconhecimento sem bons artigos.

Porto Alegre, janeiro de 2008

Marco Antonio Moreira

Sumário

Artigos

Edi Terezinha de Oliveira Grings, Concesa Caballero, Marco Antonio Moreira
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Fernanda Serpa Cardoso, Angela Maura de Almeida Thiengo, Maria Helena Dias Gonçalves, Nilza Ribeiro da Silva, Carlos Rangel Rodrigues, Ana Lúcia Nóbrega, Helena Carla Castro
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Marta Lucia Azevedo Ferreira, Cristina Gomes de Souza, lda Maria de Paiva Almeida Spritzer
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Célia Margutti do Amaral Gurgel, Glaucia Elaine Mariano
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Luís Henrique de Amorim, Luisa Medeiros Massarani
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Helena Noronha Cury, Priscila Nitibailoff da Silva
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Mara Hombre Mulinari, Laércio Ferracioli
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