Interdisciplinaridade: fatos a considerar

Fernanda Serpa Cardoso, Angela Maura de Almeida Thiengo, Maria Helena Dias Gonçalves, Nilza Ribeiro da Silva, Carlos Rangel Rodrigues, Ana Lúcia Nóbrega, Helena Carla Castro

Resumo


Os currículos escolares e os livros didáticos empregados no sistema educacional brasileiro são em sua extensa maioria organizados por disciplinas, seguindo uma tradição positivista reducionista. Esta organização dificulta a interdisciplinaridade, também conhecida como a complementação do conhecimento entre disciplinas que se identificam e apresentam tópicos em comum. Este artigo pretende discutir a interdisciplinaridade, incluindo seu histórico de surgimento, distinções terminológicas relacionadas a disciplinaridade (multi, pluri, e trans), os problemas e vantagens relacionados a sua utilização e finalmente um estudo de casos envolvendo a entrevista de 20 professores das disciplinas de Química e Biologia e sua visão da interdisciplinaridade, bem como a entrevista com alunos do Ensino Médio (n=190) e a colaboração dessa temática na sua aprovação no vestibular.

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DOI: 10.3895/S1982-873X2008000100002

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