O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano escolar das séries iniciais: panorama inicial

Mariane Elisa Weinert, Siumara Aparecida de Lima, Isabel Ribeiro Gravonski, Herivelto Moreira

Resumo


Este estudo objetivou identificar a visão dos professores do segundo ciclo do Ensino Fundamental sobre o uso das tecnologias na sala de aula.  A abordagem metodológica foi qualitativa de cunho exploratório em que os estudos teóricos embasam a análise dos dados coletados nas entrevistas. A análise das entrevistas mostrou que as tecnologias são utilizadas pelo professor como suporte para a apresentação de um conteúdo, como recurso atrativo para o processo de aprendizagem e pelo aluno nas aulas de informática. Além disso, constatou-se que há a necessidade investimento na formação dos docentes sobre tecnologia na educação, pois o despreparo dos educadores não permite uma inovação em termos da utilização desses recursos como facilitadores para a aprendizagem.  


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1982-873X2011000300003

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr