Ambientes de Geometria Dinâmica: Potencialidades e Imprevistos
Resumo
Esse artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as contribuições pedagógicas de um ambiente de geometria dinâmica através do trabalho em um grupo de estudos formado por futuros professores de matemática. O grupo se reuniu para ler e discutir artigos científicos, explorar um software de geometria dinâmica e elaborar uma oficina para alunos do ensino médio de uma escola pública. O artigo destaca episódios oriundos das atividades elaboradas pelo grupo as quais inseriram os participantes em momentos imprevistos durante a oficina, definidos pela literatura como zona de risco. Tais episódios são discutidos e é dada a atenção para necessidade do professor refletir sobre o imprevisto, visto que tal situação pode ser um potencial para aprendizagem tanto do professor quanto do estudante. Além disso, o artigo apresenta um contexto histórico do surgimento dos ambientes de geometria dinâmica e sua contextualização com a Educação Matemática.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S1982-873X2012000100002
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.