Estudo de Casos: Um Recurso Didático para o Ensino de Química no Nível Médio

Fabiele Cristiane Dias Broietti, Flaveli Aparecida de Souza Almeida, Renata Cristina Mello Alves Silva

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo abordar os rótulos de produtos alimentícios possibilitando aos alunos do ensino médio a compreensão de termos como diet, light, normal, caloria, %VD e sódio por meio da aplicação da metodologia do estudo de casos. O estudo foi abordado em uma turma de 2º ano de uma escola pública do estado do Paraná. O caso tratava de uma conversa entre a avó e sua neta sobre as dúvidas para se alimentar melhor com a interpretação das informações contidas nos rótulos. O trabalho consistiu na aplicação de um questionário no início e no final das atividades, leitura do caso, análise de alguns rótulos, leitura de artigos, discussão da problemática e apresentação oral da resolução do caso pelos alunos. Os resultados com a aplicação do caso sugerem que trata de uma estratégia eficiente que pode ser empregada pelo professor numa concepção de ensino que prioriza a aprendizagem.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1982-873X2012000300006

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr