Concepções Sobre o Conhecimento Tecnológico e a Estrutura Curricular dos Cursos Técnicos

Saul Silva Caetano, Irlan von Linsingen

Resumo


 

Neste artigo, realizaremos considerações sobre as propostas de estrutura curricular dos cursos técnicos sob a luz das concepções docentes no tocante ao processo de produção do conhecimento tecnológico. Com esse intuito, apresentaremos interpretações do que é tecnologia e as suas relações com a ciência, destacando algumas das contribuições epistemológicas de Bachelard e Fleck. A partir dessas referências teóricas, refletiremos sobre as estruturas dos cursos técnicos que surgiram após a reforma da educação brasileira, iniciada na segunda metade da década de 1990.

 

 


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1982-873X2011000300002

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr