A WebQuest e a Taxonomia Digital de Bloom como uma nova coreografia didática para a educação online

Rogério Antonio de Paiva, Maria Auxiliadora Soares Padilha

Resumo


Este artigo discutirá a metodologia da WebQuest, quanto a suas críticas, variedades, proposições e principais elementos estruturadores com o objetivo de situá-la no contexto das medias da Web 2.0 conforme a proposta da Taxonomia Digital de Bloom. Para isto discutiremos os questionamentos e proposições feitas a esta metodologia analisando uma parte da estrutura da WebQuest, a tarefa, de um curso de Educação a Distância, a partir das coreografias didáticas e da Taxonomia de Digital Bloom, que é uma atualização da Taxonomia de Bloom. A relevância deste artigo se dá no sentido de ampliar possibilidades pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem on-line como também em desenvolver parâmetros que favorecem a construção de metodologias mais significativas no ensino on-line. Na análise da tarefa da WQ estudada se percebe que esta não segue os padrões mínimos de qualidade no tocante à Taxonomia Digital de Bloom, o que nos levar a considerar a metodologia analisada como uma WebExercise.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1982-873X2012000100006

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr