Possibilidades curriculares para o desenvolvimento dos valores da sustentabilidade
Resumo
O presente estudo tem por objetivo de limitar possibilidades curriculares para o desenvolvimento dos valores da sustentabilidade, considerando-se qualquer nível de ensino. A proposta, construída a partir de pesquisa bibliográfica, tece considerações sobre os paradigmas que interferem no conceito de meio ambiente e em sua abordagem no currículo e aponta os estudos CTS e a metodologia freiriana como possibilidades pedagógicas para o desenvolvimento dos valores supracitados. A visão de mundo fragmentada interfere na abordagem dos conteúdos e na concepção ideológica sobre o que é desenvolvimento social, afetando o sentido atribuído aos mesmos. Assim,o modo como os conteúdos curriculares são trabalhados, na esfera cognitiva, oferece elementos para que o aluno tome decisões valorativas sobre os mesmos, na esfera afetiva. Os resultados indicam que os referenciais CTS e a metodologia freiriana são complementares entre si e oferecem subsídio ao desenvolvimento dos valores da sustentabilidade.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S1982-873X2010000300006
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.