A construção de um instrumento para análise das representações sociais de docentes engenheiros quanto a CTS
Resumo
Este artigo aponta para a análise das categorias de Serge Moscovici e a metodologia de Denise Abric que serão utilizados para subsidiar a reflexão de como construir um instrumento de pesquisa para analisar as representações sociais dos professores-engenheiros quanto às concepções de Ciência, Tecnologia e Sociedade e quais as implicações destas concepções em suas práticas pedagógicas. O artigo desenvolve teoricamente algumas considerações a respeito da teoria das representações sociais, das posturas do engenheiro docente e suas práticas pedagógicas. Aborda a perspectiva CTS e dispõem sobre uma proposta de construção de um instrumento de pesquisa que tem por objetivo analisar as concepções de CTS e de prática pedagógica dos engenheiros docentes. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e o resultado esperado é que seja possível a aplicação de um instrumento que apresente as concepções de professores engenheiros quanto a CTS e prática pedagógica.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S1982-873X2010000100004
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.