A RBECT, ao entrar em seu terceiro ano de edição tem muito a comemorar. Apesar de pouco tempo de existência, apenas 2 anos, com 6 números publicados já figura no sistema de avaliação de periódicos da CAPES. A RBECT obteve classificação em 06 áreas, sendo B3 nas áreas de Saúde Coletiva e Educação, B4 na área de Ensino de Ciências e Tecnologia, B5 nas áreas de Engenharias III e Medicina II e na área de Biotecnologia está classificada como C. Este é um grande avanço para um novo veículo de divulgação de pesquisas, bem como um reconhecimento da comunidade científica a qual a revista obteve as classificações.
A presente edição da revista se inicia com o artigo "Introdução à Mecânica Quântica: uma proposta de minicurso para o ensino de conceitos e postulados fundamentais". O artigo apresenta uma análise sobre a viabilidade de uma proposta pedagógica de curta duração para o ensino de Mecânica Quântica (MQ) em nível introdutório. Foi elaborado um minicurso visando criar situações propícias para o ensino dos conceitos fundamentais contidos nos primeiros princípios da MQ.
O segundo artigo a compor o presente número da revista discute os resultados da análise de artigos publicados entre 1979 e 2008 em seis periódicos nacionais da área de Ensino de Ciências, os quais possuem como foco temático a Educação não formal. Ele recebe o título de "A educação não formal em periódicos da área de Ensino de Ciências no Brasil (1979-2008)".
O artigo intitulado "Aprendizagem sobre epidemias com simulações computacionais" descreve uma unidade de ensino elaborada para o estudo de epidemias por alunos do Ensino Médio. Apresenta as dificuldades relacionadas às escalas de tempo e espaço em que eles ocorrem, bem como no entendimento dos mecanismos de transmissão e evolução temporal do número de indivíduos afetados. Os estudos acerca do tema levaram os autores a concluir que o uso de ambientes virtuais de modelagem, particularmente os de softwares de simulação orientada a objetos, aparenta ser um recurso promissor em processos de ensino e aprendizagem sobre as doenças epidêmicas e suas dinâmicas.
Na sequência, o artigo intitulado "A Construção de um Instrumento para Análise das Representações Sociais de Docentes Engenheiros quanto a CTS". O artigo aponta para a análise das categorias de Serge Moscovici e a metodologia de Denise Abric que serão utilizados para subsidiar a reflexão de como construir um instrumento de pesquisa para analisar as representações sociais dos professores-engenheiros quanto às concepções de Ciência, Tecnologia e Sociedade e quais as implicações destas concepções em suas práticas pedagógicas.
O quinto artigo da presente edição recebe o título "Propriedades psicométricas de instrumentos de avaliação: um debate necessário", discute os procedimentos que garantem qualidade aos instrumentos de coleta de dados elaborados pelo pesquisador. Os autores concluem o artigo afirmando que a "falta destas qualidades num instrumento, além de um problema ético, pode comprometer a fidedignidade do instrumento e, por extensão, produzir resultados distorcidos da pesquisa.
O sexto artigo recebe o título "Referenciais teórico-metodológicos para a análise da relação texto-imagem do livro didático de Biologia. Um estudo com o tema embriologia". O artigo articula um modelo de aprendizagem a partir de materiais que fazem uso de texto verbal e imagem, a teoria da carga cognitiva e o modelo de memória operacional com o intuito de estabelecer um referencial teórico para a análise do livro didático de Biologia. A análise evidenciou um planejamento instrucional inadequado, que sobrecarrega os recursos cognitivos do aluno. Ao final, os autores propõem algumas indicações para a área de pesquisa e ensino em Ciências e Biologia.
Assim, a edição de mais um número da RBECT procura contribuir com a fundamentação de idéias que objetivam o aprimoramento, consolidação e divulgação de pesquisas relevantes na área de Ensino de Ciências e Matemática, interagindo com pesquisadores em nível nacional e internacional, contribuindo para o crescimento e reconhecimento da referida área.
Ponta Grossa, abril de 2010
Antonio Carlos de Francisco
Sumário
Artigos
Carlos Raphael Rocha, Marco Antonio Moreira, Victoria Elnecave Herscovitz
|
|
Denis Alves Rogério Sanches Alves, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda
|
|
Manoel Messias Santos Sobrinho, Antônio Tarciso Borges
|
|
Tatiana Comiotto
|
|
Luiz Alberto Pilatti, Bruno Pedroso, Gustavo Luis Gutierrez
|
|
Santer Alvares de Matos, Francisco Ângelo Coutinho, Andréa Carla Leite Chaves, Fernanda de Jesus Costa, Fernando Costa Amaral
|
|