Objeto de Aprendizagem de Números Complexos com aplicações na área técnica em eletroeletrônica

José Eustáquio Pinto, João Bosco Laudares

Resumo


Neste artigo, apresentamos resultado de uma pesquisa de Mestrado, apoiada pelo Projeto de Pesquisa “Objetos de aprendizagem para o ensino de matemática na Educação Profissional Técnica de Nível Médio”, edital 13/2012, financiado pela FAPEMIG, sendo desenvolvido no período 2012/ 2016.  O Objeto de Aprendizagem, denominado “Descomplicando os complexos”, foi criado em apoio ao professor de matemática e aos estudantes do ensino médio e técnico. Foi estruturado em seis atividades, sendo as duas primeiras sem aplicações técnicas, de forma a atender estudantes do ensino médio regular, e as demais direcionadas aos cursos médios profissionais técnicos com aplicações na área eletroeletrônica. Ficou referenciado teoricamente por parâmetros da Informática Educativa, especialmente, quanto a pressupostos conceituais e metodológicos de Objeto Aprendizagem e Sequência Didática.  As atividades foram construídas com base nas representações algébricas e geométricas de pontos e vetores que representam números complexos, num contexto da interdisciplinaridade: Matemática e Eletricidade; assim os elementos dos circuitos são analisados por números complexos. Pelos resultados da aplicação experimental constatamos que a dinamicidade e interação dos estudantes proporcionadas pelo Objeto de Aprendizagem otimizaram o processo de aprendizagem.


Palavras-chave


Informática; Objetos de Aprendizagem; Números Complexos

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v9n3.4775

Direitos autorais 2017 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr