“Jogo da velha mendeliano”: uma atividade lúdica para o ensino de Genética

Natasha Avila Bertocchi, Tiago Marafiga Degrandi, Thays Duarte de Oliveira, Jaqueline Miranda Pinto, Ricardo José Gunski, Analía del Valle Garnero

Resumo


O ensino de Genética é um desafio por tratar de mecanismos hereditários complexos que envolvem diversos conceitos como alelos dominantes e recessivos, fenótipo e genótipo, se fazendo necessária abstração para compreendê-los. Assim sendo, as dificuldades encontram-se não só na compreensão dos próprios conceitos, mas também para os professores na criação de esquemas e representações didáticas a fim de ilustrar esta temática. Essa dificuldade que tange tanto alunos como professores foi observada tanto na educação básica como no nível superior. Por isso, este trabalho tem o objetivo desenvolver um modelo didático que ilustra a diferenciação das proporções fenotípicas e genotípicas da primeira e segunda lei de Mendel.


Palavras-chave


genótipo, fenótipo, dominante, recessivo, herança genética

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DOI: 10.3895/rbect.v9n3.3798

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