A noção de equação e suas diferentes concepções: uma investigação baseada em aspectos históricos e epistemológicos
Resumo
O presente artigo tem por finalidade apresentar
os caminhos traçados pelas equações ao longo da história da Matemática e
seus reflexos no desenvolvimento da Matemática. A busca pela solução das
equações algébricas foi durante muito tempo um desafio para o homem.
Considerando os principais momentos em que a história das equações se
emaranhava com a história da Matemática, este artigo pretende trazer
contribuições para pesquisas relacionadas ao ensino e aprendizagem de
Álgebra, assim para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática em
sala de aula, na medida em que é uma fonte de reflexão sobre a
influência da epistemologia da ciência nos processos didáticos em nossa
área de atuação.
os caminhos traçados pelas equações ao longo da história da Matemática e
seus reflexos no desenvolvimento da Matemática. A busca pela solução das
equações algébricas foi durante muito tempo um desafio para o homem.
Considerando os principais momentos em que a história das equações se
emaranhava com a história da Matemática, este artigo pretende trazer
contribuições para pesquisas relacionadas ao ensino e aprendizagem de
Álgebra, assim para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática em
sala de aula, na medida em que é uma fonte de reflexão sobre a
influência da epistemologia da ciência nos processos didáticos em nossa
área de atuação.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S1982-873X2009000100005
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.