A expressividade do futuro professor de Química: recursos verbais e não-verbais.

Tânia Afonso Chaves, Francisco Ângelo Coutinho, Eduardo Fleury Mortimer

Resumo


Este trabalho relata um estudo piloto realizado
no âmbito de um projeto de doutorado em Educação – UFMG. O objetivo
desta análise foi investigar os recursos verbais e não-verbais
utilizados por discentes do curso de química da UFMG em uma atividade de
preparação para a docência. A metodologia foi orientada por uma
combinação de abordagens qualitativa e quantitativa e a ação
comunicativa do futuro docente foi avaliada por meio de análise
perceptiva de fitas de vídeo de aulas ministradas por 15 alunos da
licenciatura. Os dados encontrados forneceram indícios sobre a
pertinência deste trabalho e apontaram para a necessidade de um
refinamento metodológico para os estudos posteriores. Quanto à
expressividade, os informantes, de um modo geral, utilizaram
adequadamente os recursos verbais. A variação melódica e a
expressividade não-verbal constituíram-se os parâmetros em que foram
encontradas maiores dificuldades.

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DOI: 10.3895/S1982-873X2009000100001

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