Interdisciplinaridade e contextualização nos projetos políticos pedagógicos em cursos de formação inicial de professores de química

Francisco Marconcio Targino de Moura, Claudia Christina Bravo E Sá Carneiro

Resumo


Contextualizar o conhecimento de forma interdisciplinar passou a ser uma questão de ordem no ensino de química para o ensino médio, um requisito a ser contemplado na formação do professor frente ás exigências atuais. Suscitamos como problemática desse estudo investigar como as perspectivas da contextualização e interdisciplinaridade foram incorporadas ao Projeto Político Pedagógico dos Cursos de Licenciatura em Química de algumas universidades. Nossos objetivos nessa pesquisa foram: analisar o conteúdo dos documentos institucionais que orientam o currículo dos cursos de química quanto à presença da contextualização e interdisciplinaridade e investigar que concepção de contextualização e interdisciplinaridade aparece nos Projetos Políticos Pedagógicos de alguns cursos de química. Escolheu-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, por ser o melhor caminho para atingirmos os objetivos. Consideramos que a interdisciplinaridade e a contextualização presentes na reforma do Ensino Médio Brasileiro não atingiram com segurança conceitual e epistemológica a formação de professores de química.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Contextualização, Formação de Professores.


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DOI: 10.3895/rbect.v9n2.3000

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