O Processo de Criação de um Software para o Ensino e a Aprendizagem de Cálculos Aritméticos no Ensino Fundamental

Everaldo Gomes Leandro, Antônio José de Lima Batista, Stefânia Efigênia Izá, Amanda Castro Oliveira

Resumo


O presente artigo tem como objetivo mostrar/discutir o processo de criação de um Objeto de Aprendizagem (OA) para o ensino de cálculos aritméticos (mentais, com calculadora, com algoritmos: exatos e aproximados) no Ensino Fundamental. Tal OA é um software com características multimídia no formato pronto. Para a criação do OA, utilizou-se da “Metodologia de concepção e desenvolvimento de aplicações educacionais”. Ao final da pesquisa, como produto final, foi criada a PoliKalc: um OA para o ensino e a aprendizagem de cálculos aritméticos. Nesse trabalho, mostraremos as implicações inerentes ao processo de criação de um software quando os sujeitos envolvidos focam o olhar para algumas questões trazidas por pesquisas da área de Educação de Matemática. Deste modo, pretendemos mostrar um caminho possível para a elaboração de softwares educativos pensados para o ensino e a aprendizagem da Matemática. 


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v9n2.2743

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr