Aspectos da natureza da ciência na sala de aula: o caso da natureza da luz nos séculos XVII e XVIII
Resumo
Neste trabalho, iremos apresentar um recorte da História da Óptica com o intuito de discutir as suas contribuições para o entendimento do processo de construção e derrocada de teorias científicas. Nele, realizamos um estudo histórico sobre as controvérsias existentes sobre a natureza da luz, nos séculos XVII e XVIII, no cenário inglês, como pano de fundo para discussões relacionadas à natureza do conhecimento científico. Vários estudos mostram que os futuros professores de ciências e os alunos da educação básica apresentam uma concepção de ciência não adequada. Nessa perspectiva, defendemos que o estudo de episódios históricos e a problematização de suas correlações com aspectos da Natureza da Ciência podem favorecer a construção de uma concepção de Ciência mais adequada nos futuros professores de Ciência. Por fim, sugerimos que estudos desta natureza podem contribuir para uma formação mais crítica do futuro professor em questões relacionadas à natureza do conhecimento científico.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v9n2.1722
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.