Uma análise quantitativa da motivação e estratégia de estudo em física

Alcides Goya, José Aloyseo Bzuneck, Ivo Aparecido Goulart

Resumo


O objetivo deste estudo foi avaliar o grau de motivação e estratégia pessoal de estudo de física dos alunos do ensino médio, do curso técnico e das engenharias, bem como a relação deste grau com as atividades práticas de laboratório. Os alunos foram avaliados por meio de questionários em escala Likert na orientação à meta de realização aprender física e estratégia pessoal de estudo de física. O questionário passou pelo teste KMO (Kaiser-Meyer-Olkin) e pelo teste de Bartlett de esfericidade e a aplicação da análise fatorial identificou os dois fatores correspondentes às variáveis estudadas.  Os alunos do ensino médio apresentaram um aumento na motivação, mas não na estratégia. Os alunos do ensino técnico e das engenharias apresentaram um alto grau no início do curso  e  revelaram uma queda nas duas variáveis.

Palavras-chave: Motivação, meta de realização, estratégia pessoal de estudo, ensino de física


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DOI: 10.3895/S1982-873X2013000200017

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