O Arborescer das TIC na Educação: da raiz aos ramos mais recentes
Resumo
Este trabalho de cunho teórico traz uma revisão bibliográfica no sentido de propor a descrição de parte da trajetória histórica das TIC na educação articulando com o entendimento de um conjunto de conhecimentos tecnológicos que levam a sociedade a se organizar em rede. Propõe-se também uma crítica aos dispositivos ideológicos que se conectam firmemente os direcionamentos passados e presentes da tecnologia na sociedade atual. O estudo da localização histórica dos fatos referentes ao uso de TIC na educação permitiu inferir que o progresso atual segue em direção à introdução maciça de tecnologias no ambiente escolar em reflexo à abrupta expansão do mercado tecnológico em consonância aos pressupostos ideológicos fundamentalmente aderidos ao capital. Neste sentido, fortalece-se a preocupação das ciências sociais em justaposição aos estudos educacionais no sentido de promover uma apropriação mais crítica das tecnologias em uma perspectiva não exclusiva ao contexto escolar.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S1982-873X2014000100005
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.