Saberes, conhecimentos e competências da formação e prática docente

Adriano Silveira Machado, Maria Mozarina Bezerra Almeida, Maria Goretti Vasconcelos Silva

Resumo


Este trabalho apresenta conceitos e crenças que amparam as ações do magistério, com suas definições e tipificações acerca dos saberes, conhecimentos e competências comuns à formação e à prática docente. Caracteriza-se como um estudo exploratório focado na análise e revisão de literatura em pesquisas de natureza qualitativa. A pesquisa resultou na identificação de 40 estudos, dos quais foram selecionados 12 investigações realizadas entre os anos de 1980 e 2020. Traz um entendimento adicional sobre os saberes e conhecimentos docentes e suas nomenclaturas, e difere as ideias dos autores que abordam a temática. Esse arranjo investigativo favorece a compreensão de que a ação docente consistente deve ser amparada por procedimentos, técnicas, práticas e experiências profissionais, e traz para si uma personificação identitária do saber-fazer docente exercida e reconhecida sobre conceitos e atitudes, conhecimentos e competências procedimentais para o exercício da ação educativa.


Palavras-chave


Saberes docentes; Conhecimentos de ação pedagógica; Ofício de saberes; Identidade docente

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: 10.3895/rbect.v17n1.15164

Direitos autorais 2024 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr