Uso do jogo didático “Adivinha Qual?” como evento propício à revisitação do erro e da tomada de consciência de conceitos de química orgânica

José Ayron Lira dos Anjos, Joao Roberto Rátis Tenório da Silva, Ana Paula Freitas da Silva, Ricardo Lima Guimarães

Resumo


Buscando estimular alternativas que se contraponham a uma realidade de ensino que leva os estudantes brasileiros, sobretudo de escolas públicas, a um conhecimento deficitário a Teachers College-Columbia University em parceria com a Fundação Lemann investiu no fortalecimento da atuação de pesquisadores brasileiros lançando o edital “Researching Teaching and Learning: An Equity Imperative for Teacher Education”. Contemplado nesse edital, o Núcleo de Investigações, Desenvolvimento e Estudo de Jogos no Ensino (NIDEJE) se propôs a investigar como as situações de interação discursiva propiciadas pelo uso de jogos didáticos podem ser um fator de mudança de um cenário de ensino, em que dúvidas e erros são desconsiderados como oportunidades de (re)significação de entendimentos. Para tal foi aplicado o jogo didático “Adivinha Qual?”, em uma escola da rede pública de ensino médio do agreste pernambucano, sendo a primeira aplicação do jogo didático com a participação exclusiva de estudantes que apresentavam dificuldades no conteúdo de funções orgânicas e a segunda aplicação com grupos compostos com alguns estudantes que apresentavam dificuldades e outros que tinham um melhor rendimento escolar na disciplina de química. A externalização dos pensamentos dos alunos em seus planejamentos, discussões, e reflexões ocorridas no decorrer do jogo, foram registradas e posteriormente analisadas por meio da análise microgenética. Deste modo, analisamos as interações discursivas propiciadas a partir das zonas de desenvolvimento iminente (ZDI) constituída nos grupos e a implicação das constituições dos grupos na dinâmica dessa ZDI e na tomada de consciência dos alunos perante a revisitação de seus erros. Ao fim observamos que o jogo didático pode envolver e motivar os alunos a uma ação coletiva, que os instiga a realizar escolhas justificadas. Deste modo propiciam um ambiente favorável a reflexões sobre a aplicação de conceitos e a tomada de consciência não só sobre eles, mas também sobre seus erros e suas dificuldades, o que os auxilia a superá-las. A qualidade dessas reflexões é favorecida pela ZDI formada pelos alunos e professor ao promover a revisão de posicionamentos, justificativas e ressignificando conceitos e procedimentos. Destacamos ainda que o papel do professor como interlocutor na ZDI cresce em relevância quando a constituição dos grupos é formada exclusivamente por alunos com mais dificuldade no conteúdo.


Palavras-chave


Jogo didático; Erro; Tomada de Consciência; ZDI

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DOI: 10.3895/rbect.v15n1.14786

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