Porque inserir física moderna e contemporânea no ensino médio? Uma revisão das justificativas dos trabalhos acadêmicos

João Ricardo Neves da Silva, Luis Eduardo Birello Arenghi, Alex Lino

Resumo


Este trabalho tem por objetivo promover uma revisão bibliográfica das pesquisas acadêmicas que se propõem a investigar a inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio em busca de suas justificativas. Para a realização dessa pesquisa, foram analisados trabalhos acadêmicos dos últimos dez anos da área de Ensino de Ciências que tratam da temática Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio e separados unidades de análise que elencam suas justificativas. As informações foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1997) de modo que estas foram categorizadas e comparadas com justificativas apresentadas nos documentos e diretrizes oficiais que versão sobre tal proposta. Conclui-se que as justificativas são bastante próximas das elaboradas por estes documentos, entretanto precisam de uma atualização para que englobem o contexto dos objetivos da educação científica atual

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DOI: 10.3895/S1982-873X2013000100004

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