Proposta para o ensino de matrizes através do circuito eletrônico Arduino

Fabio Anderson de Assumpção Silva, Mariana Pelissari Monteiro Aguiar Baroni

Resumo


Vivemos em uma época onde há diversos estudos demonstrando que o ensino de Matemática deve ser feito de modo criativo, que envolva o uso de diferentes tecnologias e que torne o estudante protagonista do processo de ensino e aprendizagem. Este artigo apresenta um produto educacional descrito como uma proposta de ensino de conceitos de matrizes, com duas diferentes atividades, utilizando um circuito eletrônico: o Arduino. Esta proposta foi desenvolvida para ser utilizada com estudantes do Ensino Médio, tanto em sala de aula como em laboratório de eletrônica ou informática. Participaram das atividades os estudantes de uma turma do segundo ano de um curso técnico integrado ao Ensino Médio da cidade de São Paulo no ano letivo de 2016. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa, tendo como método a pesquisa bibliográfica, a pesquisa-ação e a aplicação de uma entrevista semiestruturada aos participantes. Como metodologia de ensino utilizamos na nossa proposta a investigação e a experimentação matemática. Os resultados indicam, principalmente, que os estudantes consideram a aula com o recurso do Arduino mais motivadora, dinâmica e participativa, promovendo a interdisciplinaridade com outros conteúdos e a associação do aprendizado escolar com o cotidiano, despertando a curiosidade e o senso investigativo, além de outras considerações. A principal vantagem de nossa proposta de ensino é que ela propicia a interação direta dos estudantes com um experimento durante as aulas de matemática.


Palavras-chave


Ensino de Matemática; Arduino; Matrizes; Ensino Médio.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v5n1.9917

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr