Proposta para o ensino de matrizes através do circuito eletrônico Arduino
Resumo
Vivemos em uma época onde há diversos estudos demonstrando que o ensino de Matemática deve ser feito de modo criativo, que envolva o uso de diferentes tecnologias e que torne o estudante protagonista do processo de ensino e aprendizagem. Este artigo apresenta um produto educacional descrito como uma proposta de ensino de conceitos de matrizes, com duas diferentes atividades, utilizando um circuito eletrônico: o Arduino. Esta proposta foi desenvolvida para ser utilizada com estudantes do Ensino Médio, tanto em sala de aula como em laboratório de eletrônica ou informática. Participaram das atividades os estudantes de uma turma do segundo ano de um curso técnico integrado ao Ensino Médio da cidade de São Paulo no ano letivo de 2016. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa, tendo como método a pesquisa bibliográfica, a pesquisa-ação e a aplicação de uma entrevista semiestruturada aos participantes. Como metodologia de ensino utilizamos na nossa proposta a investigação e a experimentação matemática. Os resultados indicam, principalmente, que os estudantes consideram a aula com o recurso do Arduino mais motivadora, dinâmica e participativa, promovendo a interdisciplinaridade com outros conteúdos e a associação do aprendizado escolar com o cotidiano, despertando a curiosidade e o senso investigativo, além de outras considerações. A principal vantagem de nossa proposta de ensino é que ela propicia a interação direta dos estudantes com um experimento durante as aulas de matemática.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v5n1.9917
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923