Aromas e odores: ensino de funções orgânicas em sequência de ensino-aprendizagem
Resumo
Esta pesquisa é resultado do Trabalho de Conclusão de Docência (TCD) para a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado II, caracterizando-se por uma pesquisa-ação realizada durante a regência de estágio. Neste trabalho é feito o relato e a análise de uma sequência didática desenvolvida na perspectiva da teaching-learning sequence(TLS), do inglês sequência de ensino-aprendizagem, de Mehéut & Psillos (2004). O assunto trabalhado em sala de aula trata-se de funções orgânicas relacionadas à sensação de “felicidade”. Trabalhou-se com alunos do 3º ano do ensino médio de um colégio da rede pública da cidade de Ponta Grossa-PR, com o tema “aromas e odores”, buscando relacionar as sensações às funções orgânicas. As atividades desenvolvidas incluem práticas experimentais, uso de filmes, atividades demonstrativas, trabalhos em grupo e individuais. Como principal resultado da sequência didática desenvolvida destaca-se a aproximação que os estudantes foram capazes de fazer entre os conhecimentos científicos e o mundo real, a partir da estrutura das aulas pautada na TLS. E das atividades utilizadas em sala de aula, obtivemos também como produto desta sequência a produção de dois poemas desenvolvidos por dois grupos de alunas.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v3n2.8030
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923