Problematizando o ensino de modelos atômicos: uma exploração sobre as representações e o uso de um jogo didático

Luana Carol de Camargo, Sara de Simas Asquel, Brenno Ralf Maciel Oliveira

Resumo


O presente trabalho busca discutir sobre o ensino de modelos atômicos no ensino médio, a partir do uso de diversificados recursos didáticos, buscando-se superar algumas das dificuldades atreladas ao processo ensino-aprendizagem deste conteúdo. Para tal, planejou-se uma sequência de aulas em que se explorou o uso de representações mentais, modelos e um jogo didático. O planejamento foi realizado por licenciandas em química e aplicado com alunos do primeiro ano do Ensino Médio em uma escola estadual de Joinville/SC. A exploração e discussão sobre as representações mentais do átomo, a partir de desenhos feitos pelos alunos, mostraram-se importantes para problematizar a ideia da criação de modelos para algo que não se vê, refletindo sobre o papel dos atomistas. O uso dos modelos auxiliou diretamente nessa (re)construção da compreensão acerca de cada modelo atômico estudado. Os jogos didáticos promoveram a participação e curiosidade da turma, proporcionaram melhoras no aprendizado dos alunos a partir da interação estabelecida entre eles, revelando-se ser uma importante ferramenta de avaliação para a aprendizagem. As ferramentas utilizadas mostraram bom potencial para o ensino de modelos atômicos, mas precisam de uma mediação consciente do professor. Conclui-se ser fundamental que o ensino de modelos atômicos seja precedido, ou problematizado concomitantemente, por discussões que tenham por base o uso da linguagem, a exploração da ideia de representação e uso de modelos e analogias, para dar coerência ao aprendizado dos estudantes.


Palavras-chave


Ensino de Química; Recurso didático; Modelos representacionais

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DOI: 10.3895/actio.v3n3.7998

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

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ISSN: 2525-8923

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