Tecnologias digitais da informação e comunicação e história da matemática: uma abordagem por meio do Crivo de Eratóstenes
Paulo Henrique Rodrigues, Eliane Maria de Oliveira Araman, Tiago Henrique Reis
Resumo
Muitos docentes não se sentem seguros ou acreditam que não têm tempo o suficiente para o desenvolvimento de atividades utilizando metodologias de ensino diferentes. Assim, é necessário que ações de formação sejam implementadas com o intuito de oferecer oportunidades de vivenciar abordagens diferenciadas para o ensino. Essa pesquisa se insere no âmbito dessa questão. Os autores desenvolveram um objeto de aprendizagem utilizando a ferramenta histórica conhecida como Crivo de Eratóstenes, visando também incluir a história da matemática como metodologia de ensino. O objeto desenvolvido foi aplicado com uma turma de alunos da licenciatura em matemática e professores da rede básica de ensino do Estado do Paraná durante a realização de um curso de extensão numa universidade pública do norte do Paraná. O curso tinha como objetivo tratar sobre o uso da lousa digital interativa na educação básica. Os cursistas tiveram a oportunidade de criar seus próprios objetos de aprendizagem para aplicação na lousa digital interativa e também operaram o objeto que foi desenvolvido pelos autores para esta pesquisa. No final, os cursistas responderam a um questionário e as suas respostas foram analisadas e discutidas. Os autores concluíram que é importante para o professor a busca por atualizações por meio de cursos de formação continuada e procurar suporte para o desenvolvimento de atividades que utilizem essas novas tendências, que estão presentes na sala de aula. Concluíram também que o professor é capaz de desenvolver um objeto de aprendizagem possível de ser usado pedagogicamente em suas aulas.
Palavras-chave
Crivo de Eratóstenes; História da Matemática; TDIC
Texto completo:
PDFA
HTML
DOI:
10.3895/actio.v3n3.7899
Apontamentos
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923