Uma sequência didática para o ensino de polígonos: o uso de materiais manipuláveis no quinto ano do ensino fundamental

Cileide Teixeira da Silva Polli, Helenara Regina Sampaio Figueiredo

Resumo


O presente artigo resultou de um recorte de uma pesquisa de mestrado acerca do desenvolvimento do pensamento geométrico do aluno. O estudo teve foco no estudo dos polígonos com o objetivo de investigar as possíveis aplicações de materiais manipuláveis no ensino de Geometria no 5º ano do Ensino Fundamental. A metodologia adotada neste estudo foi de natureza qualitativa, no qual apresentamos os resultados de um dos momentos da aplicação de uma sequência didática sobre polígonos. A fundamentação teórica se baseia em autores como Lorenzato (1995), que defende a presença da Geometria no ensino de Matemática, a partir do argumento de que este conhecimento deve ser construído desde a Educação Infantil, visto que auxilia na solução dos problemas do cotidiano, os quais, muitas vezes, são geometrizados. Os resultados obtidos apontam para a possibilidade de que os materiais manipuláveis possam potencializar a construção do saber geométrico em alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Ademais, constatou-se que o uso de materiais manipuláveis se apresenta como uma possibilidade de imprimir maior significado à construção dos conceitos geométricos, na medida em que permitem aos alunos manipular, comparar, recortar, pesquisar, observar e construir conceitos.  Foram ainda encontradas evidências de que esse tipo de material facilita a observação e a análise por favorecer o desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico, essenciais para a construção dos diferentes saberes matemáticos.

Palavras-chave


Ensino de Matemática; Geometria; Materiais manipuláveis.

Texto completo:

PDFA HTML


DOI: 10.3895/actio.v3n3.7897

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr