O cinema como linguagem no ensino de ciências
Resumo
Pensando no ensino de ciências não apenas como produto científico, mas também e fundamentalmente, como produto sócio cultural, este trabalho teve como objetivo apresentar uma reflexão sobre a utilização do cinema enquanto linguagem no Ensino de Ciências. Para isto, apresenta historicamente o processo formativo das ciências enquanto disciplina curricular da educação básica, bem com aproxima o ensino de ciências da linguagem cinematográfica, a qual denomina-se de linguagem audiovisual. De modo a facilitar o processo de leitura de uma obra fílmica, no decorrer deste trabalho, destaca-se a necessidade da alfabetização audiovisual, tanto em termos cognitivos, quanto em termos técnicos dos métodos utilizados na composição de um filme. Como resultados iniciais, enfatiza-se a necessidade de utilização deste tipo de recurso na sala de aula, tendo em vista que fazem parte do cotidiano do aluno e não devem ser menosprezadas. Porém, este estudo não se deteve em ilustrar os métodos construtivos de uma produção fílmica, mas apontar caminhos para o professor, que o levem a perceber que esses mesmos métodos construtivos apresentam características que facilitam a leitura de uma obra fílmica, e devem estar presentes em sua pedagogia, quando objetivarem sensibilizar os alunos para o conhecimento, tendo filmes como objeto mediador.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v3n2.7672
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923