A produção escrita no gênero textual artigo de opinião e sua relação com as marcas da interação professor aluno e texto

Tiago do Amaral Moraes, Marcelo Tadeu Motokane

Resumo


A escrita é uma atividade comunicativa muito utilizada dentro das salas de aulas, sendo que, na maioria das vezes, constituem uma forma de avaliação. Nas aulas de ciências a escrita também aparece em muitas atividades típicas, como a construção de textos em gêneros que envolvam práticas científicas. Assim, o objetivo desse trabalho é verificar as produções de alunos dentro do gênero textual proposto, buscando identificar como os gêneros escritos se relacionam com as falas da professora e com o material utilizado. Neste trabalho, por meio da aplicação de uma sequência didática investigativa, propusemos aos alunos a escrita de um artigo de opinião sobre uma situação fictícia do extermínio de morcegos pela população local. Também investigamos marcas das falas da professora e de um texto-base da sequência nos textos e suas relações com os gêneros textuais. Analisando de maneira qualitativa, percebemos que nem todos os alunos escreveram o gênero textual proposto, alguns construíram exercícios escolares tradicionais ou textos que misturam elementos de ambos os gêneros. Também verificamos que a fala da professora aparece muito mais forte nos textos que são exercícios escolares tradicionais do que em artigos de opinião.


Palavras-chave


Gêneros textuais; Sequências Didáticas Investigativas; Artigo de Opinião; Ensino de Ciências por Investigação

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DOI: 10.3895/actio.v3n3.7636

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