Estratégia didática: utilizando a modelagem para facilitar o ensino e aprendizagem da temática terra e universo

Nilgleice Leal Amador, Rosilene de Jesus Trindade, Paulo Weslem Portal Gomes, Eduardo Zaragoza Ramos, Ronilson Freitas de Souza

Resumo


Neste estudo buscou-se avaliar o impacto de uma atividade integradora, utilizando a modelagem no Ensino de Ciências para aprendizagem da unidade temática Terra e Universo. A pesquisa constitui-se uma intervenção pedagógica e foi realizada com alunos do 5° ano da rede pública municipal de Salvaterra-PA, onde eles participaram de uma aula utilizando a modelagem como estratégia didática. Para a coleta de dados utilizou-se a observação participante e um teste aplicado ao final da intervenção. Como efeito desta atividade, notou-se a criatividade, imaginação, entusiasmo, participação em grupo e interações ativas dos alunos durante a confecção dos modelos para representar o tema em questão; também foi observada a adequada internalização dos conteúdos, expressa pelos resultados do teste que mostraram percentual de desempenho superior a 80% de acertos das questões propostas. Com isso, destaca-se que esta intervenção ofereceu oportunidades para os estudantes se envolverem na aula e propiciou a assimilação dos conceitos estudados, melhorando o processo de ensino-aprendizagem da turma e proporcionando uma educação mais atrativa e eficiente.


Palavras-chave


Processo de ensino-aprendizagem. Terra e Universo. Aprendizagem por Modelagem. Ensino de Ciências.

Texto completo:

PDFA HTML


DOI: 10.3895/actio.v3n3.7565

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr