Sequência didática para o ensino de função afim utilizando aprendizagem baseada em projetos

Sebastião Luís de Oliveira, Estaner Claro Romão

Resumo


O objetivo deste trabalho é propor uma sequência didática para o ensino de função afim por meio do uso de uma metodologia ativa de ensino denominada aprendizagem baseada em projetos concomitantemente ao ensino expositivo tradicional de matemática. Participaram das atividades relacionadas a sequência didática 105 alunos da primeira série do ensino médio divididos em três turmas nos anos letivos de 2016 e 2017. Adotou-se uma pesquisa com enfoque qualitativo onde se observou o aumento da motivação para aprender dos alunos e a percepção da relação da Matemática com seu cotidiano. A sequência didática permite o desenvolvimento das competências e habilidades do século XXI além de ser possível de ser reproduzida por outros professores de Matemática.


Palavras-chave


Aprendizagem Baseada em Projetos; Ensino de Matemática; Ensino Médio.

Texto completo:

PDFA HTML


DOI: 10.3895/actio.v3n3.7485

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr