As instâncias sociais numa aula experimental de química no 9º ano do ensino fundamental

Gabriela Venturi, Iohana Santarelli, Nicole Glock Maceno

Resumo


Este trabalho busca apresentar e discutir as instâncias sociais do conhecimento em uma aula experimental, cujo tema foi “Os corais e os processos físicos e químicos”, ministrada numa classe do nono ano do ensino fundamental em uma escola de São Bento do Sul, em Santa Catarina. A pesquisa focalizou na análise das instâncias sociais em sala de aula tendo como objetivo a instrução formal quanto às etapas de dois experimentos denominados “A reciclagem do giz” e “A reação do vinagre com o giz”. A construção e a justificação do conhecimento foram realizadas pela professora com o uso de recursos audiovisuais e a apresentação de estratégias comunicativas que visaram o ensino e a interação com toda a turma. Foram selecionados segmentos discursivos da professora e agrupados em três subcategorias: produção, comunicação e avaliação do conhecimento. Os seis episódios discursivos investigados foram escolhidos com base na identificação de segmentos em que houve maior grau de interação entre a professora e os estudantes. Os resultados encontrados podem contribuir para compreender as instâncias sociais priorizadas em sala de aula, o processo de construção e avaliação do conhecimento, além dos modos e estratégias de orientação e suporte da professora em relação aos processos de aprendizagem da turma.

Palavras-chave


Instâncias Sociais; Interação; Ensino de Química; Linguagem; Conceitos

Texto completo:

PDFA HTML


DOI: 10.3895/actio.v3n2.7448

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr