Refletindo sobre o ensino de ciências com professores dos anos iniciais por meio de uma sequência de ensino investigativo

Cristiane Santi Chaves Rodrigues, Maria Aparecida Rodrigues

Resumo


Diversas pesquisas têm evidenciado a importância de se inserir o ensino de ciências (EC) desde os primeiros anos de escolarização. Neste contexto, estudos também apontam que a aprendizagem de temas científicos se torna mais eficaz quando a abordagem se dá de forma investigativa. Neste artigo, discutimos parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado. O estudo tem como objetivo investigar a contribuição de um curso de extensão sobre ensino de ciências por investigação para professores dos anos iniciais. Para a presente pesquisa, adotamos uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) com o tema órgãos dos sentidos. Participaram do curso, promovido pela Universidade Estadual de Maringá, seis professores, os quais desenvolveram uma série de atividades, como respostas a questionários e discussões sobre ensino por investigação por meio de textos e atividades práticas. Várias dessas atividades práticas faziam parte da SEI, que possibilitou intensas discussões com os professores participantes. Como atividade final do curso, os professores, em duplas ou individualmente, elaboraram uma sequência de aulas sobre um tema de ciências de sua escolha, procurando contemplar o ensino por investigação (EI). Os dados registrados por meio de gravação em áudio foram analisados de acordo com os pressupostos da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelaram que as atividades desenvolvidas no contexto do curso de extensão propiciaram a reflexão dos professores sobre a própria prática pedagógica e a inserção do EI no desenvolvimento de temas de ciências nos anos iniciais.


Palavras-chave


Ensino por investigação. Ensino de ciências. Formação docente.

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DOI: 10.3895/actio.v3n2.7225

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

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Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

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