Refletindo sobre o ensino de ciências com professores dos anos iniciais por meio de uma sequência de ensino investigativo
Resumo
Diversas pesquisas têm evidenciado a importância de se inserir o ensino de ciências (EC) desde os primeiros anos de escolarização. Neste contexto, estudos também apontam que a aprendizagem de temas científicos se torna mais eficaz quando a abordagem se dá de forma investigativa. Neste artigo, discutimos parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado. O estudo tem como objetivo investigar a contribuição de um curso de extensão sobre ensino de ciências por investigação para professores dos anos iniciais. Para a presente pesquisa, adotamos uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) com o tema órgãos dos sentidos. Participaram do curso, promovido pela Universidade Estadual de Maringá, seis professores, os quais desenvolveram uma série de atividades, como respostas a questionários e discussões sobre ensino por investigação por meio de textos e atividades práticas. Várias dessas atividades práticas faziam parte da SEI, que possibilitou intensas discussões com os professores participantes. Como atividade final do curso, os professores, em duplas ou individualmente, elaboraram uma sequência de aulas sobre um tema de ciências de sua escolha, procurando contemplar o ensino por investigação (EI). Os dados registrados por meio de gravação em áudio foram analisados de acordo com os pressupostos da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelaram que as atividades desenvolvidas no contexto do curso de extensão propiciaram a reflexão dos professores sobre a própria prática pedagógica e a inserção do EI no desenvolvimento de temas de ciências nos anos iniciais.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v3n2.7225
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923