Um estudo sobre as condições estruturais e materiais dos laboratórios didáticos de ciências das escolas públicas de Dourados/MS
Ademir de Souza Pereira, Crislaine Mandacari
Resumo
Esse trabalho apresenta uma pesquisa sobre a situação dos laboratórios de ciências e química em seis escolas públicas da rede estadual de ensino, na cidade de Dourados/MS. O estudo foi realizado a partir da compreensão dos professores das escolas. O tema laboratório escolar é muito discutido na área de ensino de ciências, pois tais espaços pedagógicos não podem cair em desuso. A pesquisa foi realizada na cidade de Dourados/MS, em escolas públicas da rede estadual de ensino, as quais possuíam laboratório de ciências/química; e possui um caráter da pesquisa qualitativa. Os dados foram constituídos por meio de entrevista semiestruturada e os sujeitos foram os professores de química da escola ou professor lotado no laboratório didático. O contexto da pesquisa envolveu etapas da pesquisa exploratória, pesquisa descritiva e pesquisa de campo. Com o resultado, foi possível identificar que as atividades experimentais são pouco utilizadas devido à falta de professor ou técnico lotado no laboratório; e dificultada pela falta de conhecimento a respeito do descarte de resíduos, falta de investimento na compra de materiais e reagentes, falta de equipamentos e condições para confecção de materiais alternativos. Além disso, o trabalho aponta para a necessidade da realização de pesquisas com a finalidade de sanar e/ou melhorar a utilização dos laboratórios escolares, sempre visando o ensino-aprendizado de qualidade para os alunos.
Palavras-chave
Laboratório didático; Experimentação; Ensino de química.
Texto completo:
PDFA
HTML
DOI:
10.3895/actio.v3n2.7150
Apontamentos
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923