Educação química e pensamento latouriano: uma possível articulação
Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori, Moisés Alves de Oliveira
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo traçar uma possível articulação entre o pensamento latouriano e a prática e pesquisa no campo da educação química a fim de oferecer um subsídio a-epistemológico e heterogêneo para multiplicar e matizar a gama de olhares e abordagens investigativas nesta área. Como este pensamento não é de uso habitual, ao menos entre educadores químicos, inicialmente foram expostos alguns conceitos-chave do trabalho latouriano para habilitar o seu diálogo com a educação química. Posteriormente, com base nos conceitos apresentados, a seguinte possibilidade de contribuição do pensamento do filósofo às investigações na área da educação química foi delineada: a recuperação do papel dos actantes não humanos no processo educacional ao lhes devolver o reconhecimento de sua agência e mediação. Pensar a educação química a partir desta articulação permite passar ao largo da visão epistemológica de que qualquer atividade seja defendida com base em sua produção conceitual e teórica, em suas verdades encaradas como prontas e acabadas. Ao invés disso, pretende-se considerá-la como uma prática de mediação que ocorre nas micropolíticas que estão em jogo e requerem um gasto energético de uma série de coisas conectadas e agenciadas por entidades que mobilizam recursos a fim de instaurá-la e de mantê-la dentro da rede a que pertence. Esse olhar abre um leque de possibilidades de investigação em direção à heterogênese das práticas educacionais.
Palavras-chave
Educação Química; Bruno Latour; Teoria Ator-Rede; Humano; Não humano
Texto completo:
PDFA
HTML
DOI:
10.3895/actio.v3n1.6860
Apontamentos
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923