Levantamento de resíduos de laboratórios, propostas de atividades experimentais e ações com foco em química verde

Vanessa Pagno, André Salapata, Edinéia Paula Sartori Schmitz, Liziara da Costa Cabrera

Resumo


Partindo da necessidade de discutir questões ligadas à Química Verde no Ensino Superior, este trabalho tem por objetivo mostrar o impacto dos resíduos químicos gerados no desenvolvimento de atividades práticas do curso de Química – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza, Paraná, e propor ações para reduzir estes impactos. Assim, foram realizadas análises qualitativas e quantitativas dos reagentes utilizados nas aulas experimentais do curso, tendo como base, a identificação dos reagentes mais tóxicos e mais utilizados, descritos nos roteiros de aulas experimentais, nos períodos de 2014 e 2015. Com os dados obteve-se um panorama dos resíduos gerados nas aulas experimentais e problematizou-se o assunto no meio acadêmico. Gerando assim, propostas de ações voltadas para a Química Verde, como uma nova forma de classificação da toxicidade dos reagentes, minimizando a quantidade de reagentes utilizados nas aulas experimentais, bem como práticas de ações sustentáveis e educação ambiental.

Palavras-chave


Aulas práticas; Resíduos; Química verde

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/actio.v2n2.6812

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr