Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica
Resumo
Neste trabalho, foi desenvolvido um Levantamento Bibliográfico acerca da Tabela Periódica (TP). Esse tema, geralmente, é apresentado aos alunos da primeira série do Ensino Médio, na disciplina de Química, como parte da matriz curricular. Desse modo, ao elaborá-lo, objetivou-se analisar e identificar as metodologias mais utilizadas pelos autores para o ensino e aprendizagem do conteúdo em sala de aula. À partir da busca em Revistas Nacionais de Ensino, foram encontrados quinze publicações, de acordo com os critérios pré-estabelecidos, as quais foram analisadas e agrupadas em categorias segundo suas características. Foi possível concluir, ao fim deste estudo, que a categoria designada como “Atividade Lúdica” contemplou o maior número de trabalhos, uma vez que desperta o interesse dos alunos pela Química já que utiliza os jogos como um método de ensino, e também possui versatilidade no momento de aplicação.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/actio.v2n1.6758
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923